Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca)

Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca)

Óleo essencial de tea tree - melaleuca

O óleo essencial de Tea Tree, ou árvore do chá, é extraído de uma planta nativa do sul da Austrália, existem algumas variedades da planta, a mais usada é a Melaleuca alternifolia por suas propriedades medicinais.

Em 1770 o Capitão James Cook chegou a Botany Bay, na Austrália, perto de onde hoje é Sydney. De lá ele viajou pela costa e pode ver grandes árvores que tinham um aroma bem característico.

Os nativos locais contaram para ele sobre os poderes medicinais dessas árvores. As folhas eram usadas a muito tempo, pelos aborígenes, para tratar ferimentos e cortes. Folhas esmagadas eram aplicadas diretamente no ferimento e fixadas no local com lama. A mistura combatia a infecção do ferimento.

A Austrália era originalmente uma colônia penal inglesa. Com a Inglaterra tão distante, podemos imaginar a dificuldade que era conseguir suprimentos médicos. Para ajudar essas pessoas os nativos ensinaram como usar as folhas e o óleo de Tea Tree. Mais tarde muitos europeus se mudaram para a Austrália.

 

Os efeitos dessa planta ficaram tão populares que a comunidade científica começou a pesquisar seus efeitos, especialmente as propriedades antimicrobianas do óleo essencial de Tea Tree.

Em 1923 o Dr. A. R. Penfold, curador e químico do Museu de Tecnologia e Ciências Aplicadas do Governo em Sydney, Austrália, realizou um estudo das folhas do Tea Tree. O Dr. Penfold descobriu que seus óleos essenciais eram treze vezes mais fortes como bactericida e anti-séptico do que o ácido carbólico, considerado o padrão universal no início dos anos 1900.

O óleo essencial de tea tree foi usado com muito sucesso como um anti-séptico não venenoso e não irritante de uma força incomum.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um surto de micose nos pés se tornou tão forte que hospitalizou centenas de soldados australianos. Nenhuma dos tratamentos convencionais da época estava surtindo resultado. Um dia um dos médicos que atendia os soldados decidiu tentar aplicar o óleo essencial de tea tree.

Eles aplicaram o óleo e os fungos morreram em poucos dias.

Estudos sobre o óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca)

O uso clínico do óleo essencial de Tea Tree é descrito em monografias publicadas pela Organização Mundial de Saúde, British Pharmacopoeia e The Pharmaceutical Society of Great Britain (Martindale) e ESCOP (2009).

Em agosto de 2007, RIRDC e ATTIA publicaram um dossiê abrangente sobre segurança e eficácia do óleo essencial de Tea Tree. Esta considerável pesquisa revelou que o óleo seria eficaz como antibacteriano, antifúngico, anti-viral e anti-inflamatório. O RIRDC financiou a maior parte dessa pesquisa.

 

Como usar óleos essenciais

Os óleos essenciais são a base da aromaterapia, muito usados pelos seus efeitos terapêuticos no alívio de vários sintomas, nos proporcionando conforto e bem estar. Mas é sempre importante lembrar que são terapias coadjuvantes. Em caso de problemas de saúde você deve consultar o seu médico que irá lhe orientar.

O óleo essencial de Tea Tree especificamente pode ser usado em diversos casos como:

Problemas respiratórios: resfriados, gripes, infecções de garganta, dos brônquios, sinusite, dor de ouvido, asma, bronquite, catarro, tosse, tuberculose.

Tratamentos bucais: gengiva inflamada, úlceras bucais, aftas, dor de dente.

Tratamentos de cabelos: seborréia, caspa, alem de dar brilho para cabelos secos e danificados.

Tratamentos de pele: psoríase, abscessos, acnes, pele inflamada, erupções cutâneas, pé-de-atleta, vesículas, bolhas, queimaduras, esfolados, frieiras, calos, furúnculos, pele oleosa, manchas, verrugas, feridas infeccionadas, urticária, cortes, machucados. Alivia os pruridos anais e genitais e pode ser usado no combate a coceiras em geral, da catapora e erupções causadas por picadas de insetos.

Cuidados íntimos: candidíase, herpes (labialis, genitalis e zoster), infecções vaginais, urinárias, leucorréia. Por suas propriedades fungicidas, ajuda a tratar inflamações vaginais causadas por fungos, além de ser útil no tratamento de infecções genitais em geral. Também é um anti-séptico do aparelho urinário, que alivia problemas como a cistite.

Inflamações e infecções: Ajuda a amenizar a otite, uma infecção no ouvido médio, normalmente associada a problemas nas amígdalas. Também pode atenuar inflamações nos intestinos, como a enterite, e ajuda a expelir parasitas intestinais.

Fatores emocionais: estados obsessivos, depressão, medo, ansiedade, preocupação excessiva, sensação de vazio, cansaço e fadiga crônica, acalma choques, indecisão, apatia, timidez, tristeza.

Além disso é importante salientar que os óleos essenciais podem causar irritações na pele em algumas pessoas, entre outros sintomas. Por isso devemos sempre utilizar com muito cuidado.

Outro ponto importante são as adulterações nos óleos essenciais. Com a popularização recente desses óleos começaram a surgir vários produtos adulterados para reduzir o preço, o uso desses produtos pode inclusive fazer mal a saúde, pois são adicionados produtos químicos sintéticos para imitar o óleo essencial. Sempre procure marcas confiáveis.

 

Aloha Curitiba Creme para os pés

Creme para os Pés com Óleo Essencial de Tea Tree

Conheça o creme para os pés da Aloha Oils, com óleo essencial de Tea Tree, além disso tem óleo de coco, semente de uva, e óleo de aveia.

Seus pés merecem esse cuidado