Parabenos, o que são?

Parabenos, o que são?

Parabenos são compostos químicos usados normalmente como conservantes, principalmente em cosméticos e produtos para o cabelo, mas podem ser encontrados em maquiagens, alimentos, filtros solares, creme dental, e até em medicamentos.

Os mais usados são metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.
Um dos principais fatores de uso dos parabenos é o baixo custo em relação as outras alternativas que existem no mercado.

Parabenos, o que são?

O que fazem?

Os parabenos evitam o desenvolvimento de fungos e bactérias nos produtos.

Na saúde humana o impacto dos parabenos é controverso. a substância pode desencadear alergias, irritações e sensibilidade na pele. Além disso existem pesquisas relacionando o acúmulo de parabeno no organismo com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Essa substância pode interferir no sistema endócrino de humanos e animais, pois se comporta dentro do organismo como estrogênio. Isso preocupou muitas pessoas, pois como a substância é usada em uma ampla gama de produtos, isso pode afetar a saúde de gestantes, lactantes, pessoas que fazem tratamento hormonal e pacientes com câncer.

O uso dessa substância em desodorantes também é bastante polêmico. Em  um estudo realizado em 2004, foram encontradas altas concentrações de parabenos em tumores de câncer de mama. Porém os resultados não foram conclusivos.

Especula-se que a região do tecido mamário e das axilas são vulneráveis a uma série de produtos químicos aplicados como cosméticos. O tempo prolongado de uso aumenta a absorção desses compostos pela pele. O que pode gerar problemas de saúde.

Existe hoje um controle sobre a quantidade máxima de parabenos usados nos cosméticos. No Brasil a Anvisa estabeleceu um limites de concentração deste produto nos cosméticos.

Escolhas de produtos sem parabenos

A escolha de usar ou não produtos com essa substância é de cada um. Existe hoje no mercado vários produtos que não utilizam isso em sua fórmula.

Os produtos da Aloha Oils são livres de parabenos, petrolatos e corantes artificiais. Além disso a Aloha Oils não faz testes em animais.

Se você quer conhecer mais sobre nossos produtos sem parabeno, acesse o botão abaixo. E ainda, se tiver interesse em ser uma revendedora de nossos produtos e ter uma renda extra você pode fazer o seu cadastro Aloha Oils conosco para saber mais.